Sascha Bauer’s review of the 2015 events

 

Prezados Amigos,

Novamente um ano está finalizando e quero agradecer a todos pelo apoio nesse ano.

Refletindo sobre os melhores momentos dos nossos projetos em 2015:

IMG_7501Em abril realizamos mais um curso em nosso projeto piloto em Africa do Sul, com apoio forte do jogador ex-profissional Gerald Gansterer da Austria. Foi maravilhoso ver o progresso da GCU Academy nos diferentes níveis, o bom trabalho dos treinadores nas escolas na comunidade, a biblioteca que agora tem uma pessoa responsável e a primeira realização do conceito “Festa de Futebol”, na Africa do Sul com o nome “United Football Festivals”.

DSC_0410Depois, em maio, continuamos em Moçambique com outro curso para treinadores, que felizmente foi financiado pela Associação de Futebol de Bavaria. Lá consegui dividir meus conhecimentos com vários treinadores parceiros e também com muitos novos treinadores e através do apoio deles contribuimos positivamente no desenvolvimento esportivo e pessoal das crianças.

DSC06114Em outubro aconteceu uma nova ação emocionante com a SAP, a Escolinha do clube profissional Eintracht Frankfurt, a Confederação da África do Sul (SAFA) e a escola alemã de Pretoria. Foi desenvolvida uma combinação inovadora de escolinha de futebol, aprender programar (informática) e formação de treinadores. Todos os participantes, crianças e treinadores, voltaram para casa com novos conhecimentos e com desejo de continuar mais tempo.

Infelizmente, esse ano o futebol os seus dois lados. O futebol esta continuando a sua mutação para o grande negocio, e parece como tem muitos atores que não tem ética nenhuma e que seguem qualquer caminho para alcançar seus próprios objetivos. Especialmente no esporte do alto nível estão acontecendo muitas coisas que me deixam bem tristes – sem falar de detalhes, muitas pessoas vão concordar.

Essas coisas infelizmente contribuem para não olharmos para o lado positivo e bonito do futebol, esse lado onde crianças e jovens aprendem juntos, respeitam as diferenças, comunicam juntos, cooperam, atuam responsáveis, se apoiam e alcançam objetivos juntos.

DSC_0696Por isso eu estou especialmente feliz por termos conseguido realizar nosso conceito das “Festas de Futebol” com pequenas mudanças em nossos dois outros projetos na África do Sul. Nesses Festivais as crianças aprendem e se desenvolvem jogando, longe do pensamento errado dos adultos “precisamos ganhar”, que muitas pessoas infelizmente estão trazendo para elas.

Esporte pode ter uma influencia forte para pessoas, negativamente ou positivamente. Nós tentamos neste ano dar nosso máximo para contribuir a apoiar, promover e encorajar pessoas, especialmente crianças. Com orgulho estamos olhando para o alcançado, mas já estamos trabalhando e preparando novas ações para ter esperançosamente efeitos sustentáveis. Estamos felizes por fazerem parte desse caminho!

DSC_0721 KopieNesse sentido, feliz natal e que 2016 seja cheio de luz e positividade!!!

Seu Sascha

Presidente da ONG Football for Worldwide Unity