Visita da Alemanha

DohyNineMaputoJan2014_1Em janeiro de 2014, Janine Steinmüller e Matthias Doherr da equipe FFWU visitaram nossos projetos na África do Sul e Moçambique. Como pessoas de contato para comunicação e marketing, eles queriam conferir a situação no local e trocar idéias com os responsáveis.

Primeiro, eles encontraram Mario van Niekerk, o fundador e diretor da GCU Academy, na Cidade do Cabo, para conversarem sobre desenvolvimentos e problemas atuais, assim como idéias para a colaboração futura. Infelizmente, não foi possível visitar a Academia, pois muitas crianças não estavam presentes devido às férias longas na África do Sul, e Mario teve que ir para um grande torneio no interior do país logo após o encontro. Nós continuaremos a apoiar a GCU Academy com Mario no futuro, mantendo o nosso foco na formação e aperfeiçoamento dos treinadores. Dependendo de sua situação profissional no Brasil, o nosso treinador chefe Sascha espera poder voltar à Cidade do Cabo para isso no final do ano.

A seguir, Matthias e Janine visitaram a nossa equipe de projeto recentemente instalada em Maputo, a qual é responsável pela realização das Festas de Futebol na capital de Moçambique. Além das muitas conversas com os responsáveis Jair e Artur, eles também estavam presentes durante a execução de uma Festa. A impressão positiva da formação e durante os últimos meses agora também foi novamente comprovada no local. Os nossos coordenadores de projetos Jair e Artur estão em processo de estabelecer as Festas de Futebol em Maputo com muita motivação, energia e a atitude certa, e nós estamos orgulhosos de tê-los em nossa equipe.

A Festa no dia 25 de janeiro foi iniciada com a limpeza do campo, que infelizmente continua sendo necessária. Mais de 70 crianças participaram, sendo que uma parte até foi poupada, pois a final da cidade, para a qual uma equipe desse bairro estava qualificada pela primeira vez em 25 anos, iria acontecer na mesma noite. Tanto a maior parte dos jogadores, como o seu treinador são participantes regulares das Festas. Portanto, nossa educação futebolística está dando os primeiros frutos, sendo que o objetivo principal continua a ser o desenvolvimento holístico, especialmente social, dos jogadores e treinadores.
Infelizmente, a final não pôde acontecer por motivos organizacionais e foi adiada. Os espectadores Jair, Artur, Matthias e Janine ficaram muito desapontados. Especialmente para as crianças, tanto os jogadores quanto os outros participantes das Festas, que vieram com tanto orgulho para apoiarem os jogadores, desejamos que haja a repetição em breve, e quem sabe, até a vitória.

Durante a visita a Maputo, também foram discutidos outros passos possíveis e foi transferida uma responsabilidade maior à equipe de projetos. Estamos verificando a abertura de um escritório FFWU no campo de futebol Abril xxx, o qual é um dos locais principais das Festas desde o início. Isso poderia ser um marco importante no estabelecimento das Festas em Maputo, tanto logisticamente quanto como ponto de referência para as crianças e treinadores. Juntamente com Jair e Artur, e incluindo toda comunidade no local, estamos nos esforçando para conseguir essa realização a curto ou médio prazo.